A Embaixada do Brasil na África do Sul, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Departamento de Ciência e Inovação da África do Sul (DSI) e a Agência de Inovação Tecnológica da África do Sul (TIA), com o apoio do Programa de Diplomacia da Inovação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciam o Programa de Incubação Cruzada Virtual de startups Brasil-África do Sul na área de agritech.

O programa consistirá na imersão de startups brasileiras no ecossistema de inovação sul-africano e na imersão de startups sul-africanas no ecossistema de inovação brasileiro. O objetivo é apoiar o desenvolvimento e a internacionalização de empreendimentos brasileiros e sul-africanos no setor de agritech.

O programa vai oferecer às startups selecionadas um contato privilegiado com o ambiente de inovação de cada país, sendo um exercício dedicado a acelerar o processo de internacionalização de produtos, processos e serviços de empreendimentos inovadores.

Representantes de startups brasileiras selecionadas das áreas de agritech participarão de agenda virtual intensiva de atividades por uma semana em setembro de 2021.

As empresas sul-africanas, por sua vez, participarão do programa, igualmente com a duração de uma semana, em novembro de 2021. Neste mesmo mês, será organizado o encontro de um turno para que as empresas participantes dos dois países interajam diretamente.

Serão oferecidas sessões preparatórias sobre acesso a mercado, capacitações técnicas, seminários sobre o ecossistema de inovação, mentorias, treinamento de pitch, acesso a investidores locais, business matchmaking e networking qualificado.

O programa será dividido em dois (2) processos de seleção:

  1. Chamada Conjunta (“Joint Call”) para empreendimentos inovadores brasileiros e sul-africanos:

– Recebimento das propostas: até 02/7/2021.

– Anúncio das startups selecionadas: 26/7/2021

Mais informações sobre a chamada disponíveis neste link.

Obs: O formulário de inscrição e o regulamento em português, estão disponíveis na seção 7 do documento.

  1. Chamada para mecanismos de geração de empreendimentos (incubadoras de empresas / aceleradoras de negócios) brasileiros, visando o apoio às empresas sul-africanas:

– Recebimento das propostas: até 31/7/2021

– Validação dos mecanismos e alocação dos empreendimentos sul-africanos: 30/9/2021

Mais informações sobre a chamada disponíveis neste link.