No último dia 28 de outubro aconteceu a quarta edição do land2land Connect – evento virtual que conecta startups brasileiras, com interesse em iniciar ou acelerar seu processo de internacionalização, aos ambientes e mecanismos de inovação estrangeiros qualificados a operar programas de softlanding, incubação e aceleração. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar apresentações de especialistas sobre o ecossistema de inovação de Xangai, na China.

A iniciativa faz parte do Projeto de Internacionalização de Empresas Inovadoras, land2land, que visa o desenvolvimento da competitividade de empreendedores no Brasil e no exterior a partir de capacitações para internacionalização, matchmaking com empresas sinérgicas e promoção de inserção dos produtos no mercado internacional.

O objetivo central da iniciativa é tanto iniciar o processo de internacionalização de empresas inovadoras por meio da introdução às soluções e conexões virtuais com programas estrangeiros, quanto acelerar o processo de internacionalização de startups por meio da conexão com prestadores de serviço locais, do estímulo de agendas bilaterais e do acesso aos stakeholders desses programas.

A edição de Xangai foi moderada pelo vice-presidente da Anprotec, Daniel Leipnitz, e teve início com a apresentação do chefe da divisão de promoção de tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, Luís Fernando Machado, que falou sobre a iniciativa dos encontros virtuais, a escolha dos ecossistemas e a programação do dia.

Em seguida a programação foi aberta aos especialistas, que falaram sobre diversas áreas do ecossistema de inovação chinês e, mais especificamente, de Xangai:

  • Marcel Furtado Garcia – Embaixada do Brasil em Xangai;
  • Jiong Zhang – Shanghai Association of Business Incubation;
  • Jean Liu – XNode Accelerator;
  • Daniel Shi – 23Seed VC & Accelerator;
  • Yvonne Yang – Innospace Incubation Centor;
  • Gloria Xu – Y innovation Accelerator.

A edição foi finalizada por Luís Fernando Machado, que ressaltou a importância dos empreendedores fazerem o dever de casa e manter contato não só com as instituições apresentadas na ocasião, mas também com os parceiros e com os ambientes de inovação.

CONFIRA AQUI o vídeo do evento na íntegra e apresentação de cada especialista.

 

Calendário do land2land Connect!

Assim como as edições de Lisboa, SantiagoToronto e Xangai, outras estão previstas para acontecer mensalmente com diferentes ecossistemas de inovação ao redor do mundo, como Boston, nos Estados Unidos e Paris, na França.

Boston – 10 de novembro Inscreva-se aqui

Paris – 24 de novembro

Os eventos são gratuitos e com cadastro de inscrição obrigatório.

O land2land Connect é uma iniciativa da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e do Programa de Diplomacia da Inovação, do Ministério das Relações Exteriores (MRE).