Focada no mercado alemão, a quarta ação de inserção internacional do Projeto de Apoio à Internacionalização de Empreendimentos Inovadores desenvolvido por Associação Nacional de Promotores de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Sebrae teve como foco as interações de negócios para seis empresas inovadoras. Nesta Missão de Prospecção Comercial, que iniciou-se em Berlim em junho deste ano, participaram empresas vinculadas a Ambientes de Inovação associados a Anprotec, que previamente passaram por um processo de seleção para validação de seu potencial de internacionalização assim como pela capacitação que incluiu treinamento e mentorias relacionadas ao processo de gestão da internacionalização para ampliar as chances de gerar resultados concretos. As ações ocorreram na Alemanha, do 20 ao 24 de junho de 2016, sendo viabilizadas por meio de agendas de matchmaking customizadas, para cada participante.

As empresas integrantes desta missão foram:

Mind the Graph (www.mindthegraph.com) solução para desenvolvimento de conteúdo visual para artigos científicos.

Siteware (www.siteware.com.br) soluções de gestão para monitoramento de resultados e processos que auxiliam na tomada de decisões nas organizações.

Cybergia (www.cybergia.com.br) plataforma para gestão da saúde de uma população, que auxilia gestores a prevenir doenças, diagnosticar e implementar estratégias de saúde populacionais.

Grupo I (www.alfred.tv.br) soluções em hardware e software para gerenciamento e armazenamento de vídeo e imagens.

Interactive (www.interactivemobile.com.br) desenvolvedores de conteúdos customizáveis em realidade virtual e 3D, para games, filmes, etc.

Neocontrol (www.neocontrol.com.br) Soluções em automação residencial, comercial, Domótica.


Cada empresa brasileira participou desta ação com a finalidade de prospectar negócios ou parcerias estratégicas para alavancar a sua empresa no mercado foco da ação. Para que isso acontecesse o projeto viabilizou reuniões qualificadas com contrapartes alemãs identificadas como prioritárias para o alcance dos objetivos de internacionalização. Durante o primeiro dia, no Parque Tecnológico Berlim Adlershof, foram realizadas apresentações das empresas participantes; apresentações, de um dos programas de aceleração desenvolvidos no Parque Adlershof, assim como das empresas prestadoras de serviços e de suporte à missão sediadas  em Berlim. Dos dias 21 a 24/06 cada empresa seguiu a sua agenda por diversas cidades da Alemanha, tais como Munique, Dresden, Lípsia, etc.

O projeto

O Projeto de Internacionalização de Empresas Inovadoras é resultado da parceria firmada entre Anprotec, Apex-Brasil e Sebrae para impulsionar a inserção internacional de empresas brasileiras vinculadas a incubadoras e parques tecnológicos. Além de capacitações e da realização de sessões de matchmaking em diversos países, o projeto inclui uma plataforma de suporte para a instalação de empreendimentos em ambientes de inovação no Brasil e no exterior. Disponível em www.land2land.com.br, a plataforma reúne cerca de 40 ambientes de inovação, de 12 países, e permite que empreendedores de todo o mundo encontrem o lugar ideal para iniciar as atividades em um novo mercado.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: www.land2land.com.br/project