Na última semana aconteceu a Missão Fintech Brasil-Índia 2019, realizada pela Embaixada do Brasil em Nova Delhi. Com o apoio da rede global já consolidada pelo programa de internacionalização land2land (uma iniciativa conjunta da Anprotec, da ApexBrasil e do Sebrae), representantes de fintechs vinculados a ambientes nacionais – integrantes da rede land2land – foram selecionados para conhecer o ecossistema indiano no setor.

Duas fintechs do Parque de São José dos Campos, associado à Anprotec e integrante da rede land2land, Allgoo e Trackcash, foram escolhidas para participar da missão, tendo suas despesas de passagem e hospedagem custeadas pela Embaixada.

Fizeram parte do processo de seleção, representantes brasileiros de fintechs que obtiveram êxito no mercado nacional, que possuem ambição internacional, e que atuam nas sub-áreas de pagamento digital, crédito, criptomoedas, investimentos e seguros.

A missão incluiu a participação na “I India-Brazil Fintech Conference“, que foi realizada na cidade de Mumbai, na última terça-feira (23). O evento reuniu representantes da área de tecnologia financeira do Brasil e da Índia e compreendeu apresentações de autoridades governamentais, representantes de startups e gerentes de incubadoras.

Durante o evento foram realizados painéis temáticos sobre diversos temas associados às fintechs, incluindo programas de inovação, tecnologias emergentes, ambientes regulatórios e mercados de investimentos.

Em conjunto à conferência foram realizadas visitas às empresas, como PayTMYES Bank, aceleradoras e órgãos governamentais, como Reserve Bank of ÍndiaState Bank of India, Ministério das Finanças, localizados em Mumbai e Nova Delhi.

A missão teve como objetivo identificar e explorar as complementariedades entre os setores brasileiro e indiano no setor de fintechs.